segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Carlos Rocha “JACKAS”


Formador convidado para dirigir o Espaço cénico

Notas biográficas
abreviado:

Actor profissional, docente de Expressão Dramática, licenciado em Expressões Artísticas na Educação, com frequência no Mestrado de Expressões Artísticas e doutoramento em Tecnologia Educativa. Coordenador Cultural do INATEL. Tem desenvolvido um trabalho de Encenação das Tradições locais. Formador na 1ª Escola de Formação para Ensaiadores de Folclore e fundador da primeira companhia de Folclore Português, tem participado ultimamente em palestras para promover o método que actualmente utiliza nas suas produções encenadas de folclore.

Alargado:
Licenciado em Expressões Artísticas na Educação, e com frequência no Mestrado de Expressões Artísticas e doutoramento em Tecnologia Educativa, Jackas desenvolve toda a sua actividade profissional no âmbito do Teatro. Docente de Expressão Dramática na Escola Superior de Educação de Fafe, também já leccionou na Universidade de Aveiro e durante 14 anos formou Animadores Sócio-Culturais.
Actor profissional, fundou o Arlequim-Teatro para a Infância e foi co-autor do projecto TEATROTECA cujo objectivo era promover o desenvolvimento global da criança a partir das áreas técnicas do Teatro. Internacionalmente estudou Comédia Del Art em Itália com António Fava, Máscara gigante na Alemanha, Teatro de Rua com uma Companhia Espanhola, e ainda vários Ateliers com Giselle Barret, Jean Pierre Rayngard, oficina de actor cómico, oficina de cinema entre outras.
Trabalha na formação contínua de professores com oficinas de fantoches e máscara.
Coordenador Cultural do INATEL – Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores, e membro da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Aveiro.
Tem desenvolvido um trabalho de Encenação das Tradições locais tendo sido convidado para encenar e produzir o Espectáculo Final do Congresso Mundial do CIOFF que se realizou em Portugal.
Formador na 1ª. Escola de formação para Ensaiadores de folclore e fundador da primeira companhia de Folclore Português, tem participado ultimamente em palestras para promover o método que actualmente utiliza nas suas produções encenadas de folclore.
Em congressos nacionais e locais a sua presença é assídua enquanto orador.
Também desenvolve actualmente projectos de animação gerontológica utilizando as artes como agente facilitador da integração social do idoso.
Recentemente realizou um workshop sobre “Identidade/tradição e Inovação” na Maharshi Dayanand University (Rohtak) e na University de Japur (Japur) ambas na Índia.

Sem comentários: